A
terraplenagem representa uma parcela considerável em obras rodoviárias, logo,
seu custo de execução tem um percentual relevante no projeto. É importante ter
em mente os principais parâmetros que impactam a atividade para uma melhor
performance consequentemente atingindo bons resultados.
No
estudo de viabilidade podemos analisar os principais parâmetros para um bom
desempenho e redução dos custos de execução.
As distâncias média de transportes – Um fator que onera as obras de terraplenagem são os custos com
transportes de material: de corte, aterro, bota-fora ou outro material
empregado no aterro. Estudar os transportes para otimizar a menor distância é
um diferencial. Para este estudo temos algumas ferramentas entre elas podemos
citar o Diagrama de Bruckner, ótima ferramenta de análise da distribuição dos
materiais escavados.
Classificação do material de escavação – O custo de escavação varia
conforme a categoria do material encontrado, sabendo-se que dependendo da
classificação solo podemos ter e a necessidade de mão de obra
especializada e o emprego de detonações para sua realização aumentando o custo
da escavação. Sendo assim, é importante conhecer as características do solo
para melhor dimensionar os equipamento e metodologia a ser adotada e ter a
estimativa mais realista.
Dimensionamento
dos equipamentos
– Os equipamentos são em média responsáveis
por 52% dos custos de execução da terraplenagem, logo a otimização de sua
produtividade representa a redução nos custos.
Índice pluviométrico
– As chuvas são a causa em alguns
casos de atrasos nas obras de terraplenagem, sendo uma decisão assertiva
considerar os índices pluviométricos nos estudos de viabilidade e planejamento
da obra.