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26 fevereiro 2017

Custo com guindastes para lançamento de estruturas pré-moldadas em viadutos rodoviários.




Uma metodologia muito utilizada em obras de infraestrutura pesada é construção de forma pré-moldada. Tipo de construção muito comum em viadutos e pontes seja no caso com vigas pré-moldadas ou balanços sucessivos. Isto por vários motivos, redução dos custos construtivos, por necessidade de minimizar a interferência da obra, por ser em algumas situações a melhor opção construtiva, existem também casos de viadutos sobre linhas férreas em atividades ou avenidas de grande fluxo, onde uma construção convencional geraria impactos de grandes proporções tornando a inviabilidade do projeto. O nosso objetivo não é analisarmos o melhor de método construtivo, pré-moldado ou convencional, e sim analisarmos os custos envolvidos na elaboração de um orçamento envolvendo vigas pré-moldadas lançadas com guindastes de rodas com pneus para entendermos custos envolvidos nesta operação.

     

É comum ao orçamos a utilização de guindastes na elaboração dos custos de uma obra, levarmos em conta apenas o custo da hora do guindaste de acordo a capacidade de carga de içamentos, mas existe um custo na operação que não podemos desprezar e em muitos casos não estão incluso na locação do equipamento. Outro fator importante ao utilizarmos este equipamento é atentarmos as diretrizes expostas nas normas NBR 10842 para guindaste de roda com pneus e NBR 18 que estabelece diretrizes com objetivo de obter segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.









Vamos listar e comentar os principais itens que estão no processo de operação com guindaste:

Plano de rigging.

Para movimentação e içamentos de cargas com guindastes é necessário à elaboração de plano de rigging,  é um estudo balizado pela norma, que detalha toda a operação de içamentos e movimentação de cargas com guindastes.  Este estudo é realizado por profissional habilitado e certificado para esta atividade denominado rigging. É um trabalho que visa trazer segurança e eficiência a operação. Neste plano estão contidos desde o posicionamento do guindaste, altura da lança telescópica e sua capacidade de carga. São verificados por este profissional as condições do terreno aonde será patolado o guindaste, ação do vento, descrição dos acessórios utilizados (cabos de aço, manilhas, cintas, presilhas catracas e olhais, etc.)  e suas respectivas cargas. Podemos compreender a complexidade da atividade, e precisamos ter em mente este custo previsto e inserido no orçamento tais como o desenvolvimento do plano de rigging ou dependendo do porte da obra o acompanhamento em toda etapa de içamentos deste profissional full time.

Acessórios (cabos de aço, manilhas, cintas, presilhas catracas e olhais).

Em conformidade com as especificações do plano de rigging, temos que prever as aquisições dos acessórios. E de pendendo do número de cargas içadas e ao desgaste natural, a reposição das mesmas, isto ocorre muito nos casos das cintas e cabos de aço que são os mais solicitados na operação e os primeiro a sofrerem desgastes.


 Profissionais envolvidos na operação içamentos e movimentação de carga

É necessário na operação de içamentos e movimentação de cargas com guindaste a existência de profissionais que orientem o operador e traga mais segurança e eficiência a todo o processo, e neste caso contamos com uma equipe treinada para isto, que são: um rigger, que orienta o operador do guindaste com base no plano de içamentos (plano de rigging), ou seja, é o profissional de campo que conduz a operação e dois ou três sinaleiros, que isolam o local para maior segurança e também dar apoio para o rigger.










Como podemos ver existe um custo que vai além da hora do equipamento e é preciso estar atento. Quanto mais próximo do custo realizado no campo conseguiu atingir no orçamento, mais precisos serão nossos custos.