Select language

27 abril 2016

Estrutura básica de obras rodoviárias e pavimentação Urbana.

Manoel Melo

 A construção rodoviária é dos ramos da engenharia que vem ao longo dos anos se desenvolvendo bastante, a necessidade de encontrar novas tecnologias construtivas e materiais mais resistentes, vem aquecendo o setor e cada vez mais, os estudos desenvolvidos buscam soluções com o objetivo de empregar materiais com maior durabilidade e que sofram menos desgastes ao longo de sua vida útil, levando a economia e prazos maiores nas manutenções. Um exemplo dessas técnicas é o emprego de asfalto borracha, que além de resolver um problema ambiental ao dar destino a pneus velhos e descartados, e ao ser usado na fabricação do asfalto melhora suas propriedades. Já vem sendo confeccionado o CBUQ            (Concreto betuminoso usinado a quente) confeccionado com asfalto borracha e aplicado em algumas rodovias do país, e estudos preliminares feitos tem observado resistências superiores aos asfaltos comuns.
 Hoje nas grandes cidades do país uma necessidade urgente é a mobilidade urbana, e uma das soluções encontradas são os corredores exclusivos de ônibus que exige cada vez mais dos pavimentos por serem submetidos tráfegos pesados e intensos, a técnica empregada neste caso são os pavimentos de concreto, por proporcionar maior durabilidade e custo benefício no caso de manutenção.
 Mas, como nosso objetivo aqui não é aprofundar no assunto, e sim demonstrar que precisamos estar cada vez mais atualizado. As soluções estão ai, a disposição, cada um defende sua técnica ser a melhor a ser usada. Neste caso entendo que o orçamentista pode contribuir nesta questão através da elaboração dos custos detalhados para ser mais uma ferramenta de escolher a melhor opção.

Podemos dividir as obras rodoviárias nas seguintes fases construtivas:



                      

*      Terraplenagem – conjunto de operações, necessárias para se proceder a uma construção alterando a topografia natural do terreno, através de cortes e aterros a fim de atender as cotas de projeto.

*      Pavimentação – Estrutura de múltiplas camadas construídas sobre a terraplenagem, com objetivos de resistir aos esforços provenientes do tráfego e melhorar as condições de rolamento. Podem-se classificar os pavimentos em três tipos:
·         Rígidos (Placas de Concreto);
·         Semi-rígidos (Base de solo cimento e revestimento asfáltico);
·         Flexíveis ( Base brita ou solo revestimento asfáltico).


*   Drenagem – Instalações destinadas a escoar o excesso de água, captando-a e conduzindo-a para locais que menos afete a segurança e durabilidade da via.


*   Sinalização – Tem objetivo de transmitir segurança aos usuários da via, regulam, advertem e orientam. É classificada em dois grupos: sinalização horizontal (pintura de faixas, setas e zebrados, tachas refletivas, e entre outros) e Sinalização Vertical (placas, pórticos, balizadores, e etc.).






























Adquira já!