Manoel
Melo
A construção rodoviária é dos ramos da
engenharia que vem ao longo dos anos se desenvolvendo bastante, a necessidade
de encontrar novas tecnologias construtivas e materiais mais resistentes, vem
aquecendo o setor e cada vez mais, os estudos desenvolvidos buscam soluções com
o objetivo de empregar materiais com maior durabilidade e que sofram menos
desgastes ao longo de sua vida útil, levando a economia e prazos maiores nas manutenções.
Um exemplo dessas técnicas é o emprego de asfalto borracha, que além de
resolver um problema ambiental ao dar destino a pneus velhos e descartados, e
ao ser usado na fabricação do asfalto melhora suas propriedades. Já vem sendo confeccionado
o CBUQ (Concreto betuminoso usinado a quente) confeccionado com asfalto borracha
e aplicado em algumas rodovias do país, e estudos preliminares feitos tem
observado resistências superiores aos asfaltos comuns.
Hoje nas grandes cidades do país uma
necessidade urgente é a mobilidade urbana, e uma das soluções encontradas são
os corredores exclusivos de ônibus que exige cada vez mais dos pavimentos por
serem submetidos tráfegos pesados e intensos, a técnica empregada neste caso
são os pavimentos de concreto, por proporcionar maior durabilidade e custo benefício
no caso de manutenção.
Mas, como nosso objetivo aqui não é aprofundar
no assunto, e sim demonstrar que precisamos estar cada vez mais atualizado. As
soluções estão ai, a disposição, cada um defende sua técnica ser a melhor a ser
usada. Neste caso entendo que o orçamentista pode contribuir nesta questão
através da elaboração dos custos detalhados para ser mais uma ferramenta de
escolher a melhor opção.
Podemos
dividir as obras rodoviárias nas seguintes fases construtivas:
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·
Rígidos
(Placas de Concreto);
·
Semi-rígidos (Base
de solo cimento e revestimento asfáltico);
·
Flexíveis (
Base brita ou solo revestimento asfáltico).
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