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30 abril 2016

Estudo sobre imprimação em obras rodoviárias.

Estudo sobre imprimação em obras rodoviárias.
Manoel Melo

 Um assunto que faz parte do universo das obras rodoviárias é a imprimação, e este será o tema do nosso estudo, vamos analisar e aborda este assunto do ponto vista da engenharia de custos. Observando os principais pontos que influenciam na elaboração de sua composição de preços unitários.
 Um fator importante para o orçamentista ter em mente, é a necessidade de estar atento, as normas e especificações dos serviços a serem orçados como também buscar informações técnicas que lhe permitam enxergar de forma mais próxima o processo executivo.
Importante saber:

v  Imprimação – “Consiste na aplicação de camada de material betuminoso a superfície de base granular concluída, antes da execução de um revestimento betuminoso qualquer, objetivando conferir coesão superficial, impermeabilizar e permitir condições de aderência entre esta e o revestimento a ser executado”(DNER-306-97).

v  Materiais asfálticos –  Os ligantes betuminoso empregados podem ser dois tipos :
§  Asfalto diluído – CM-30 E CM-70;
§  Alcatrões AP-2 e AP-6.
Obs.: A escolha do ligante betuminoso adequado será em função da textura do material da base.

v Equipamentos utilizados:
Vassouras mecânica rotativa rebocada por trator                            agrícola;
 Tanque de estocagem de asfalto – 30.000 l;
 Equipamento de distribuição de asfalto(Caminhão espagidor).


Na prática a imprimação tem objetivo de impermeabilizar e proteger a base logo após sua finalização e liberação. Antes da aplicação Asfalto diluído CM-30 é realizado uma varredura de toda a superfície para retirada de todo o material granular que esteja solto, podendo ser feito através de vassouras mecânicas ou manualmente com a utilização por vassouras ou compressores de ar, em seguida é aplicado o ligante betuminoso a base utilizando um caminhão espagidor. O processo de cura deverá ser de 24h para que o CM-30 penetre totalmente na camada da base.
Execução:
ü  Varredura – Vassouras mecânica rebocada por trator agrícola;
ü  Aplicação – Através do caminhão espagidor de emulsão.
ü  Correção – correção das falhas que possam ocorrer através de aplicação manual.

Ligante asfáltico – CM-30:
ü  Taxa de aplicação 1,0 a 1,5 l/m²;
ü  Tanque para estocagem do material;
ü  Preço cotado por tonelada;

ü  Na imprimação não deve ser aquecido além de 45°C.

Vamos analisar uma composição do Sicro II (DNIT) para imprimação: