A pintura de ligação é um serviço característico
de obras rodoviárias, é executado principalmente antes da aplicação do
revestimento betuminoso. Neste estudo vamos analisar sua sistemática de
execução e sua estrutura de custo, buscando o olhar da engenharia de custo.
É importante observar do ponto de vista do
processo de execução a pintura de ligação se assemelha a imprimação, sua
operação construtiva no quesito equipamentos e etapas executivas quase não dão
para distinguir uma da outra, mas na essência diferem entre si, vamos à luz da
norma técnica que regulamenta e determina seus processos de execução,
compreender seus conceitos e de forma objetiva entender sua estrutura de custos
tendo como base de análise a composição de preços unitários do Sicro II (DNIT).
Pintura de Ligação------------------------------------------------------------------------
– “Consiste na aplicação
de ligante betuminoso sobre a superfície de base coesiva ou pavimento
betuminoso anterior à execução de camada betuminosa qualquer, objetivando
promover condições de aderência entre as camadas” (DNIT-307/97).
Materiais-----------------------------------------------------------------------------------
Os ligantes
betuminosos utilizados na pintura de ligação poderão ser:
Ø Emulsão asfálticas RR-1C e RR-2C;
Ø Emulsões asfálticas modificadas,
quando indicadas em projetos.
Taxa de Ligante----------------------------------------------------------------------------
É recomendada a taxa
de ligante betuminoso residual de 0,3 l/m² a 0,4 l/m². Como também antes de sua
aplicação que seja diluída em água na proporção de 1:1 a fim de garantir
uniformidade na distribuição desta taxa residual. A taxa diluída passando a ser
de 0,8 l/m² a 1,0 l/m².
Metodologia executiva--------------------------------------------------------------------
Antes
da aplicação do ligante betuminoso à superfície a ser pintada deve ser varrida
com objetivo de retirar qualquer material solto ou pó, neste processo podem ser
utilizado vassouras mecânicas rebocadas por trator agrícola, varridas
manualmente ou utilização de compressores ar. Logo após é aplicado o ligante
betuminoso com atualização de caminhão espagidor sobre toda a superfície a ser
executada a camada betuminosa. A pintura de ligação é medida por área
efetivamente trabalhada em m².
Composição de preços unitários Sicro II (DNIT) ---------------------------------------------
Que informações podem
encontrar nesta composição de preços unitários:
v Produção
da equipe:
Igual a 1.687,0 m²/h.
v Dimensionamento
dos equipamentos:
·
Vassoura
mecânica Rebocável /trator agrícola – 1 Unidade e Percentual de utilização 0,50;
·
Caminhão
espagidor – 2 Unidades e Percentual de utilização 1,00;
·
Tanque
de estocagem de emulsão – 1 Unidade e Percentual de utilização 1,00;
Obs.: Os valores do custo horários de equipamentos são sugeridos
pelo Sicro II, Podendo ser calculado
ou obter cotação de mercado.
v Dimensionamento
de Mão-de-obra:
·
Encarregado
de pavimentação para orientação dos serviços – 1 unidade;
·
Servente
para apoio dos serviços –3 unidades.
Obs.: O valor da Mão-de-obra já incluso encargos sociais (Data base
novembro/2015);
v Consumo
de material:
A taxa utilizada igual a 0,4 l/m² -
preços são obtidos em toneladas e são geralmente vendidas às emulsões em carretas
de 30 toneladas, sendo importante observa se já estão inclusos os fretes nos
preços.
Conclusão:
Com base na
composição de preços unitários do Sicro II (DNIT), da norma técnica e da metodologia
executiva podemos visualiza o processo de pintura de ligação do ponto de vista
da engenharia de custo. Recomendo o curso ORÇAMENTOS
DE OBRAS RODOVIÁRIAS aonde você pode
encontrar todo os cálculos para montar uma composição de preços unitários de
obras rodoviárias: dimensionamento de equipamentos, produção das equipes mecânicas,
cálculo de encargos sociais e muito mais. Obtendo uma base para elaborar suas próprias
composições.