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03 maio 2016

Estudo sobre Pintura de ligação em Obras Rodoviárias.









 A pintura de ligação é um serviço característico de obras rodoviárias, é executado principalmente antes da aplicação do revestimento betuminoso. Neste estudo vamos analisar sua sistemática de execução e sua estrutura de custo, buscando o olhar da engenharia de custo.
 É importante observar do ponto de vista do processo de execução a pintura de ligação se assemelha a imprimação, sua operação construtiva no quesito equipamentos e etapas executivas quase não dão para distinguir uma da outra, mas na essência diferem entre si, vamos à luz da norma técnica que regulamenta e determina seus processos de execução, compreender seus conceitos e de forma objetiva entender sua estrutura de custos tendo como base de análise a composição de preços unitários do Sicro II (DNIT).

Pintura de Ligação------------------------------------------------------------------------
– “Consiste na aplicação de ligante betuminoso sobre a superfície de base coesiva ou pavimento betuminoso anterior à execução de camada betuminosa qualquer, objetivando promover condições de aderência entre as camadas” (DNIT-307/97).       

Materiais-----------------------------------------------------------------------------------
Os ligantes betuminosos utilizados na pintura de ligação poderão ser:
Ø  Emulsão asfálticas RR-1C e RR-2C;
Ø  Emulsões asfálticas modificadas, quando indicadas em projetos.   

Taxa de Ligante----------------------------------------------------------------------------
É recomendada a taxa de ligante betuminoso residual de 0,3 l/m² a 0,4 l/m². Como também antes de sua aplicação que seja diluída em água na proporção de 1:1 a fim de garantir uniformidade na distribuição desta taxa residual. A taxa diluída passando a ser de 0,8 l/m² a 1,0 l/m².          


Metodologia executiva--------------------------------------------------------------------

 Antes da aplicação do ligante betuminoso à superfície a ser pintada deve ser varrida com objetivo de retirar qualquer material solto ou pó, neste processo podem ser utilizado vassouras mecânicas rebocadas por trator agrícola, varridas manualmente ou utilização de compressores ar. Logo após é aplicado o ligante betuminoso com atualização de caminhão espagidor sobre toda a superfície a ser executada a camada betuminosa. A pintura de ligação é medida por área efetivamente trabalhada em m².

Composição de preços unitários Sicro II (DNIT) ---------------------------------------------



       

Que informações podem encontrar nesta composição de preços unitários:
v  Produção da equipe:
Igual a 1.687,0 m²/h.

v  Dimensionamento dos equipamentos:
·               Vassoura mecânica Rebocável /trator agrícola – 1 Unidade e Percentual de utilização 0,50;
·               Caminhão espagidor – 2 Unidades e Percentual de utilização 1,00;
·               Tanque de estocagem de emulsão – 1 Unidade e Percentual de utilização 1,00;
Obs.: Os valores do custo horários de equipamentos são sugeridos pelo Sicro II, Podendo ser calculado ou obter cotação de mercado.  

v  Dimensionamento de Mão-de-obra:
·               Encarregado de pavimentação para orientação dos serviços – 1 unidade;
·               Servente para apoio dos serviços –3 unidades.
Obs.: O valor da Mão-de-obra já incluso encargos sociais (Data base novembro/2015);

v  Consumo de material:
A taxa utilizada igual a 0,4 l/m² - preços são obtidos em toneladas e são geralmente vendidas às emulsões em carretas de 30 toneladas, sendo importante observa se já estão inclusos os fretes nos preços.


Conclusão: Com base na composição de preços unitários do Sicro II (DNIT), da norma técnica e da metodologia executiva podemos visualiza o processo de pintura de ligação do ponto de vista da engenharia de custo. Recomendo o curso ORÇAMENTOS DE OBRAS RODOVIÁRIAS  aonde você pode encontrar todo os cálculos para montar uma composição de preços unitários de obras rodoviárias: dimensionamento de equipamentos, produção das equipes mecânicas, cálculo de encargos sociais e muito mais. Obtendo uma base para elaborar suas próprias composições.