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16 maio 2016

Como montar um orçamento de Obra.







Como montar um orçamento de Obra.
Manoel Melo

Um fator importante ao se montar um orçamento de obra é determinar um roteiro para organização dos trabalhos a serem realizados. Existem na prática várias formas de se orçar uma obra, mas a organização sequencial das tarefas direciona o processo de elaboração do orçamento, nos projetos mais complexos exigirá do orçamentista esta disciplina. Pois, nestes casos poderá existe mais de um profissional envolvido no orçamento, ficando mais fácil à distribuição das tarefas. Vamos analisar um roteiro que otimiza o processo de orçamentação de forma prática e entender passo a passo cada etapa. O orçamentista em sua rotina de trabalho e nas diversas áreas de mercado na engenharia civil em que está inserido se depara com vários tipos de orçamento a serem realizados: obras públicas, obras privadas, construção civil e construção pesada.   E uma questão que cada vez tem um peso maior é resultado versos prazo, ou seja, trabalhos que busquem preços competitivos tendo um prazo apertado para serem realizados, exigido foco e organização.


  Ao iniciarmos um orçamento temos que ter o conhecimento da obra, estudar todas as informações disponíveis, para ter uma visão completa e elaborar um orçamento preciso e considerar os fatores relevantes no projeto.



Ø  Nesta etapa a leitura de todos os documentos com informações sobre a obra a ser orçada tem que ser o ponto de partida dos trabalhos.




Ø  Todas as informações que possam ser coletas “in louco” da obra a ser orçada trará um peso físico ao orçamento.


   O levantamento dos quantitativos de serviços e elaboração da planilha de quantidades é uma etapa importante no processo de elaboração do orçamento, mesmo nos casos de obras de concorrência publica onde já estão disponibilizadas as planilhas de quantidades é importante à realização do levantamento das quantidades de projeto como forma se ter a certeza dos valores reais, e eliminar qualquer dúvida de planilha.




  Nesta etapa será exigido do orçamentista um conhecimento técnico do serviço a ser executado, um bom trânsito entre os diversos bancos de dados disponíveis (SIURB, SINAPI, DNIT, FDE, CDHU, DERSA, SABESP, EMOP, CPOS,TCPO). Outro fator que não pode deixar de ser considerado é dialogo com a produção para coletar informações de produtividades e considerações para que as composições possam retratar seu custo o mais próximo do realizado em campo.   


  



  Nesta etapa será considerado todo o custo necessário para realização da obra, mas que não foram considerados na composição de preços unitários. É importante o orçamentista observar neste momento todos os fatores que podem influenciar a sua DI, tais como prazo, tempo de permanência de determinados equipamentos na obra, custos de construção do canteiro e despesas de canteiro e outros.








Nesta etapa serão inseridos todas as despesas com Impostos ( Municipal, Estadual e Federal), Administração central, Seguros da obra e o Lucro previsto. 



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