Como
montar um orçamento de Obra.
Manoel
Melo
Um
fator importante ao se montar um orçamento de obra é determinar um roteiro para
organização dos trabalhos a serem realizados. Existem na prática várias formas
de se orçar uma obra, mas a organização sequencial das tarefas direciona o
processo de elaboração do orçamento, nos projetos mais complexos exigirá do
orçamentista esta disciplina. Pois, nestes casos poderá existe mais de um
profissional envolvido no orçamento, ficando mais fácil à distribuição das
tarefas. Vamos analisar um roteiro que otimiza o processo de orçamentação de
forma prática e entender passo a passo cada etapa. O orçamentista em sua rotina
de trabalho e nas diversas áreas de mercado na engenharia civil em que está
inserido se depara com vários tipos de orçamento a serem realizados: obras públicas,
obras privadas, construção civil e construção pesada. E uma
questão que cada vez tem um peso maior é resultado versos prazo, ou seja,
trabalhos que busquem preços competitivos tendo um prazo apertado para serem
realizados, exigido foco e organização.
Ø Nesta
etapa a leitura de todos os documentos com informações sobre a obra a ser
orçada tem que ser o ponto de partida dos trabalhos.
Ø Todas
as informações que possam ser coletas “in louco” da obra a ser orçada trará um
peso físico ao orçamento.
O levantamento dos quantitativos de serviços e
elaboração da planilha de quantidades é uma etapa importante no processo de
elaboração do orçamento, mesmo nos casos de obras de concorrência publica onde
já estão disponibilizadas as planilhas de quantidades é importante à realização
do levantamento das quantidades de projeto como forma se ter a certeza dos
valores reais, e eliminar qualquer dúvida de planilha.
Nesta etapa será exigido do orçamentista um
conhecimento técnico do serviço a ser executado, um bom trânsito entre os
diversos bancos de dados disponíveis (SIURB, SINAPI, DNIT, FDE, CDHU, DERSA,
SABESP, EMOP, CPOS,TCPO). Outro fator que não pode deixar de ser considerado é
dialogo com a produção para coletar informações de produtividades e
considerações para que as composições possam retratar seu custo o mais próximo
do realizado em campo.
Nesta etapa será considerado todo o custo
necessário para realização da obra, mas que não foram considerados na
composição de preços unitários. É importante o orçamentista observar neste
momento todos os fatores que podem influenciar a sua DI, tais como prazo, tempo
de permanência de determinados equipamentos na obra, custos de construção do
canteiro e despesas de canteiro e outros.
Nesta etapa serão
inseridos todas as despesas com Impostos ( Municipal, Estadual e Federal),
Administração central, Seguros da obra e o Lucro previsto.
Outros Textos:
Análise das etapas de um Orçamento de Obras.
Como entender o BDI e sua aplicação no custo direto para calcular o preço de venda.
Composição de preços unitários comentada passo a passo
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